terça-feira, 6 de novembro de 2012

VIDA REAL?!

A revista Nova Escola de Junho/Julho de 2007 traz uma reportagens bem interessante "Histórias que despertam emoções", na qual o psicólogo Bruno Bettelheim relata que os contos de fadas ajudam as crianças a compreenderem seus problemas interiores.
A Cinderela, por exemplo, trata da compreensão de dilemas como a morte, a formação de uma nova família, as diferenças sociais. Mostra que mais importante do que riquezas ou aparência, é ser verdadeiro consigo mesmo, pois assim terá êxito final.

É interessante ver como as crianças tem encantamento por estas histórias e como acreditam na versão do príncipe encantado, de viver felizes para sempre,...

Também chama a atenção a influência das novelas, como as crianças trazem para o seu cotidiano o que é visto na televisão, um fato que me preocupa, pois é exibido demasiado consumismo, riqueza, vida sem valores morais e ainda a precocidade em relacionamentos onde a televisão é grande incentivadora.

Vale a pena conferir a reportagem.

Festa fantasia 2012 - EEEF Pedro Lenz

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Trabalhando com Mosaico

O mosaico é uma técnica artística em que se usa pequenos pedaços coloridos de papel ou outros materiais e cola os mesmos sobre uma folha num desenho ou formando imagens.

"O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções."

O trabalho realizado pela turma 121 teve bom resultado, pois os alunos gostaram de realizá-lo, bem como fazendo uso de papel colorido de revistas montaram suas aves com capricho e dedicação.





quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MOSTRA MULTIDISCIPLINAR

No dia 20 de outubro de 2012, os alunos, do primeiro ano à oitava série expuseram e apresentaram trabalhos realizados na diversas disciplinas que compõe o componente curricular.

Os trabalhos mostram que mesmo com dificuldades, com recursos simples podem pode-se criar e desenvolver excelentes trabalhos.

“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”.

(Paulo Freire)



























quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Cada dia que passa surgem novidades tecnológicas, cada vez mais modernas e completas, como o caso dos telefones celulares (Ifones), tablets, notebooks, rádios que comportam mídias diversas (cd, pen drive, cartão de memória). O interessante é que não adquirem um atlas ou um dicionário que a escola solicitou, mas tem telefones e/ou outros equipamentos de última geração.   
Estamos numa era tecnológica de comunicação, bem como esta está cada vez mais presente na escola, pois os alunos estão diariamente com seus telefones, mesmo sabendo que não podem fazer uso dos mesmos na escola.
A influência tecnológica na vida dos alunos é grande e não temos mais como fugir desta. É necessário nos aperfeiçoarmos para fazer uso adequado e sadio desta influência tecnológica a nosso favor em sala de aula, pois parece que quanto mais se inibe o uso mais “atenta”.
No entanto precisamos buscar relacionar objetivos didáticos e pedagógicos, de forma que se preparem atividades abordando temas específicos, que se promova a reflexão, que se defina assuntos e conceitos e que nos possibilite usar as mídias para construção de conhecimentos, não ficando somente no uso lúdico.  Mesmo em meio a essa era tecnológica esbarramos em aspectos contraditórios, pois montam salas digitais mas não disponibilizam um profissional capacitado, espaço físico adequado, nem mesmo internet, ou seja, se os professores não buscarem aperfeiçoamento ou se a escola não pagar a internet, de que adianta uma sala cheia de máquinas?!
Percebe-se que os alunos sabem, na grande maioria das escolas, mais sobre mídias do que seus professores, pois não tem medo de lidar com as mesmas. Já os professores, adultos, não foram trabalhados para usar essas mídias na sala de aula. Desta forma, enquanto não houver aperfeiçoamento, não haverá construção, pois é necessário que haja reflexão para a assimilação e construção do conhecimento mesmo em mídia-educação.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: INSTRUCIONISMO E CONSTRUCIONISMO



 Fonte de pesquisa: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs


 



Estou realizando um curso de aperfeiçoamento voltado ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Este curso é gratuito, desenvolvido dentro do Núcleo Tecnológico Municipal de Sapiranga em parceria com o MEC - PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), que é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

O curso visa proporcionar reflexão sobre características de nossa época, a compreensão da construção do conhecimento na sociedade da informação, bem como descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inserí-lo em sua ação profissional, contribuindo para qualidade da educação.

Agora estamos trabalhando no terceiro módulo "Currículo, Projetos e Tecnologias", um módulo de construção e análise de novos recursos digitais, no qual vamos trabalhar com o blog. 

Aguardem as próximas postagens!!!