Destaco o parágrafo a seguir como fundamental para a postagem que fiz anteriormente:
"A autonomia da escola, a eleição de diretores, o conselho escolar, são alguns pilares que materializam a gestão democrática, mas não são suficientes para mudar nossa histórica cultura autoritária. Necessitamos de políticas que ampliem as possibilidades de democratização da educação. Pesquisas demonstram que não analisamos gestão democrática em abstrato. Os indicadores têm sido: o direito à educação, isto é: ampliou-se o acesso, a permanência, o conhecimento? Melhorou o financiamento da educação? A valorização do magistério? Quer dizer, para analisarmos se um sistema educacional avançou na gestão democrática e na qualidade da educação, analisamos as políticas educacionais propostas, além dos índices quantitativos."
No entanto sempre acabamos esbarrando em algum segmento que não corresponde ao esperado ou que deixa a desejar. Vemos que consideram números e resultados, no entanto o processo que levou ao determinado resultado não é citado, será que é realmente correto considerar índices quantitativos sem levar em consideração as variadas culturas, classes, raças,...,?
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