quarta-feira, 31 de março de 2010

Gostar de Aprender



Todos temos na vida gostos e desgostos.
Assim como as fases da vida tem bons momentos e momentos difíceis.
Cada etapa vivida nos proporciona diferentes atividades e prazeres ou desprazeres.
Sem dúvida devemos tirar o máximo de proveito e aprender o que cada fase da vida pode nos oferecer. No entanto, por vezes no damos conta de que não aproveitamos bem uma fase ou oportunidade na vida .
Por exemplo: a possibilidade de saber mais, quando jovem eu não detinha esse prazer, só cumpria com minhas obrigações de aluna.
Hoje, ter oportunidades de aprender e conhecer o mundo a nossa volta e não apenas aprender por aprender, por obrigação. É preciso querer aprender, gostar de aprender.
Aprender e gostar de aprender, aumentam as possibilidades de saber, pois o que é feito com prazer ficará na memória, o que se faz por fazer, passará sem deixar vestígios: é como entregar um desenho de coelho da Páscoa e solicitar aos alunos que pintem com lápis de cor: Qual o prazer? Qual o aprendizado?
Mas possibilitar o mesmo coelho da Páscoa e deixar que o ornamentem com materiais diversos já irá despertar interesse, eis o detalhe!

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, muito legal a tua reflexão. Abre possibilidades para pensarmos em pequenos detalhes que podem fazer a diferença. Abraços!!