Revendo minhas arquiteturas pedagógicas e lendo alguns artigos fiquei em dúvida, fui pesquisar e compartilhei com a tutora Celi, que também trocou ideias com a tutora Simone Bicca.
Quando falo em aprendizagem por projetos e projetos de aprendizagem entendo que não são a mesma coisa. No entanto fui pesquisar na net e algumas postagens e artigos que li me deixaram em dúvidas, pois os autores ora mencionam projeto de aprendizagem, ora mencionam aprendizagem por projetos.
Em minhas arquiteturas pedagógicas eu já havia descrito as duas desta forma:
Aprendizagem por projetos: Como já citei na Introdução gosto do trabalho por projetos, este traz aspectos positivos e desafiadores, em que diferentes caminhos determinarão a construção da aprendizagem. Segundo John Dewey, a aprendizagem por projetos favorece a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação, a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitam aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação consequente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Projeto de aprendizagem: As dúvidas temporárias e as certezas provisórias são conhecimentos prévios relacionados com a questão de investigação e devem oferecer suporte à busca por uma resposta. Buscar esclarecimento para as dúvidas, comprovação ou refutação para as certezas e com isso construir uma resposta a partir de uma articulação entre esses saberes para que se possa chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante pode trazer mais incertezas e balançar ainda mais as certezas e dúvidas num movimento complexo de apropriação do conhecimento. Então desta forma a visão construtivista, o aluno constrói representações por meio de sua interação com a realidade, as quais irão construir seu conhecimento, processo insubstituível e incompatível com a idéia de que o conhecimento possa ser adquirido ou transmitido. Assim como afirma o professor e psicólogo Fernando Becker: "É a pessoa que constrói o seu próprio conhecimento."
Com o auxílio das tutoras que esclareceram a diferenciação e mostraram-me que estava interpretando-os de forma correta:
"Ambas propostas podem estar amparadas em uma visão construtivista, a diferença fundamental é que na aprendizagem por projetos geralmente é realizada a partir de uma temática, que pode ser escolhida pelo professor e pelo grupo, e não necessariamente partir de uma questão de investigação como no projeto de aprendizagem. Um bom exemplo foram os trabalhos desenvolvidos em Psicologia, que foram aprendizagem por projetos, ou seja, cada grupo escolheu uma temática dentro da disciplina para desenvolver, já no PA, do SI, cada aluno escolheu uma pergunta e depois os grupos foram organizados por similaridades entre as perguntas. Ou seja, não é tema, é questão de investigação."
Um comentário:
Oi Rose!!
Penso que com essa postagem e as reflexões expressas na postagem anterior estás construindo as diferenciações entre projetos de aprendizagem e aprendizagem por projetos. Abraços!!
Postar um comentário