quinta-feira, 3 de abril de 2008

Minha linha de tempo

Neste link abaixo você terá acesso a informações de minha vida, relacionando acontecimentos no mundo, bem como na Informática Educativa.



Este trabalho iniciei em 2007, quando relatamos fatos de nossa infância e acontecimentos no mundo, sempre tive a intenção de atualizar os dados.

Acredito que fazer os registros dos fatos de minha vida, do meu tempo, pode vir a ser no futuro uma fonte de pesquisa para um filho meu, pois sabendo da existência de linha de tempo poderá consultá-la e fazer uso de seus dados, como também ao passar do tempo vamos apagando fatos e datas da memória, assim estarão registrados.

domingo, 30 de março de 2008

Apresentação final

Através das atividades desenvolvidas no Eixo III, construímos o saber, pois retomando as atividades aplicadas por meio de revisões, desafios, auto-avaliações e questionamentos, constatamos as aprendizagens.
O fazer e o aprender, são duas ações muito presentes em nosso cotidiano, pois estamos sempre buscando aprender para melhor fazer na sala de aula. Repensar posturas, metodologias e atitudes para fazer o melhor em prol do aluno são aspectos que nos fazem aprender mais no dia-a-dia, visando uma prática reflexiva e crítica.
Espero estar no caminho certo, podendo dar bases de aprendizagens para seres críticos, sensíveis, honestos, sinceros, criativos e capazes de encarar desafios, persistentes, para os quais o primeiro tombo não seja razão de desistência.
A interação com as colegas neste semestre foi um aspecto muito presente, pois tivemos vários trabalhos para realizar em grupo, em que combinar encontros, um dia possível para todos se reunirem era o desafio inicial, bem como desenvolver os trabalhos e projetos propostos: Projeto de Literatura Infantil, Projeto de Artes Visuais, Projeto de Música. A troca de idéias e experiências é relevante, bem como relembramos dados importantes para a realização dos trabalhos e "trocamos figurinhas".  
Muitas vezes “apanho” das tecnologias digitais, mas estas são facilitadoras no processo de "modernização", isto é, de fazer as mesmas coisas recorrendo a outros meios. As tecnologias digitais constituem instrumentação mais aperfeiçoada de investigação, facilmente disponíveis, acessíveis, em termos, pois às vezes por mais próximas que estas estejam, nos são inacessíveis, porque não saber utilizá-las, por ter medo de estragar ou por terem um custo alto e que não está ao alcance. Pena que estas tecnologias digitais são privilégios, pois deixaram de ser luxo, no entanto custam muito caro. Eu já ficaria bem feliz se tivéssemos na escola um laboratório de informática para que todos os alunos já tivessem contato com esta ferramenta de trabalho.
A preparação/realização da apresentação oral fora definida de forma a contemplar uma apresentação completa que relatasse minha prática docente, embasamento teórico e o uso das tecnologias digitais.
A preparação não me preocupara tanto quanto a apresentação, pois sou muito insegura ao falar em público. Acredito que estas experiências sejam positivas, bem como uma forma de nos prepararmos para o “TC”.

Vencendo obstáculos...


Refletindo a elaboração do documento síntese do portfólio de aprendizagens, creio que eu tenha utilizado como atividade de apoio, pois devido à falta de tempo, realizei registros conclusivos de minhas aprendizagens em cada uma das interdisciplinas do Eixo III. Os registros estavam bem sintetizados, no entanto quando iniciei meu documento final tive facilidade em organizar-me e ir direto ao ponto em questão.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ensinando Música...


Ao assistir o filme "Nenhum a menos", deparei-me com nossa realidade, em memorizar verso por verso da música para que as crianças aprendam a letra. Como são crianças que não lêem, é uma das formas pela qual conseguimos ensinar uma música e também colocar o rádio na sala para que ouçam a música várias vezes, ou seja, a repetição.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Nenhum a menos


O filme nos mostra a realidade das escolas rurais, multiseriadas, em que uma menina de treze anos substitui o professor titular, em licença por um mês. Inexperiente Wei usa as anotações do professor, pode gastar no máximo um giz por dia, além de morar na sala de aula junto com vários de seus alunos.
É na sala de aula e na sala do professor que transformam as classes em camas.
A menina tem por obrigação evitar a evasão escolar. Um menino abandona a escola para tentar a vida na cidade para ajudar sua mãe doente.
A menina professora decide trazê-lo devolta, passando por situações difíceis, contar com a boa vontade de seres humanos, bem como ser muito forte e perseverante.
É um filme que retrata a maravilhosa arte de ensinar, onde ensinamos e somos capazes de ultrapassar os limites da escola tradicional.
A partir do filme refleti sobre o meu fazer, de como meus alunos aprendem, bem como interroguei-me sobre o interesse de meus alunos no que lhes ensino.
Procuro trabalhar de forma globalizada, como no filme a professora trazia para a turma as situações problemas reais para que solucionassem-nas juntos, de forma a construir o saber, mostrando-nos que podemos oportunizar novos aprendizados em situações do cotidiano.

Brincando e imitando...

Este ano trabalho com duas turmas de primeiro ano, diariamente têm um horário para brincar. É comum vê-los brincar de casinha ou de escolinha, imitando suas mães ou sua professora, reproduzindo comportamentos e ações que ela mesma adota em relação a si ou em relação aos outros. Desta forma elas passam a repetir situações vivenciadas. Fico a observá-los e passo a refletir sobre minhas atitudes com os mesmos, pois captam tudo que lhes dizemos, imitando-nos muito bem.
O faz de conta e o brinquedo livre dão asas à imaginação da criança que aprende a lidar com o mundo e formar sua personalidade.

Lições de vida


A revista Nova Escola de Junho/Julho nos traz uma reportagens bem interessante "Histórias que despertam emoções", na qual o psicólogo Bruno Bettelheim relata que os contos de fadas ajudam as crianças a compreenderem seus problemas interiores.
A Cinderela, por exemplo, trata da compreensão de dilemas como a morte, a formação de uma nova família, as diferenças sociais. Mostra que mais importante do que riquezas ou aparência, é ser verdadeiro consigo mesmo, pois assim terá êxito final.
A reportagem fala também das histórias: Três Porquinhos, Rapunzel e João e Maria.
Vale a pena conferir a reportagem.