Através das atividades desenvolvidas no Eixo III, construímos o saber, pois retomando as atividades aplicadas por meio de revisões, desafios, auto-avaliações e questionamentos, constatamos as aprendizagens.
O fazer e o aprender, são duas ações muito presentes em nosso cotidiano, pois estamos sempre buscando aprender para melhor fazer na sala de aula. Repensar posturas, metodologias e atitudes para fazer o melhor em prol do aluno são aspectos que nos fazem aprender mais no dia-a-dia, visando uma prática reflexiva e crítica.
Espero estar no caminho certo, podendo dar bases de aprendizagens para seres críticos, sensíveis, honestos, sinceros, criativos e capazes de encarar desafios, persistentes, para os quais o primeiro tombo não seja razão de desistência.
A interação com as colegas neste semestre foi um aspecto muito presente, pois tivemos vários trabalhos para realizar em grupo, em que combinar encontros, um dia possível para todos se reunirem era o desafio inicial, bem como desenvolver os trabalhos e projetos propostos: Projeto de Literatura Infantil, Projeto de Artes Visuais, Projeto de Música. A troca de idéias e experiências é relevante, bem como relembramos dados importantes para a realização dos trabalhos e "trocamos figurinhas".
O fazer e o aprender, são duas ações muito presentes em nosso cotidiano, pois estamos sempre buscando aprender para melhor fazer na sala de aula. Repensar posturas, metodologias e atitudes para fazer o melhor em prol do aluno são aspectos que nos fazem aprender mais no dia-a-dia, visando uma prática reflexiva e crítica.
Espero estar no caminho certo, podendo dar bases de aprendizagens para seres críticos, sensíveis, honestos, sinceros, criativos e capazes de encarar desafios, persistentes, para os quais o primeiro tombo não seja razão de desistência.
A interação com as colegas neste semestre foi um aspecto muito presente, pois tivemos vários trabalhos para realizar em grupo, em que combinar encontros, um dia possível para todos se reunirem era o desafio inicial, bem como desenvolver os trabalhos e projetos propostos: Projeto de Literatura Infantil, Projeto de Artes Visuais, Projeto de Música. A troca de idéias e experiências é relevante, bem como relembramos dados importantes para a realização dos trabalhos e "trocamos figurinhas".
Muitas vezes “apanho” das tecnologias digitais, mas estas são facilitadoras no processo de "modernização", isto é, de fazer as mesmas coisas recorrendo a outros meios. As tecnologias digitais constituem instrumentação mais aperfeiçoada de investigação, facilmente disponíveis, acessíveis, em termos, pois às vezes por mais próximas que estas estejam, nos são inacessíveis, porque não saber utilizá-las, por ter medo de estragar ou por terem um custo alto e que não está ao alcance. Pena que estas tecnologias digitais são privilégios, pois deixaram de ser luxo, no entanto custam muito caro. Eu já ficaria bem feliz se tivéssemos na escola um laboratório de informática para que todos os alunos já tivessem contato com esta ferramenta de trabalho.
A preparação/realização da apresentação oral fora definida de forma a contemplar uma apresentação completa que relatasse minha prática docente, embasamento teórico e o uso das tecnologias digitais.
A preparação não me preocupara tanto quanto a apresentação, pois sou muito insegura ao falar em público. Acredito que estas experiências sejam positivas, bem como uma forma de nos prepararmos para o “TC”.
A preparação não me preocupara tanto quanto a apresentação, pois sou muito insegura ao falar em público. Acredito que estas experiências sejam positivas, bem como uma forma de nos prepararmos para o “TC”.
Um comentário:
Roseli, seria interessante que nos contasse as aprendizagens que foram construídas ao longo da realização da sintese do seu portfólio.
Abraços
Maria del Carmen
Postar um comentário