A Educação de Jovens e Adultos traz grandes e contínuos desafios, em que nós professores devemos sempre estar motivando o aluno para que não desista, procurando resgatar sua autoestima e buscar meios para a concretização da alfabetização.
Do ano de 1999 a 2002 trabalhei com Alfabetização da EJA, primeira e segunda séries do ensino fundamental, ou seja, quatro anos dedicados à alfabetização de jovens e adultos.
A formação da turma trazia a diversidade em si: alunos jovens, alunos de meia idade e alunos idosos. Nestas turmas convivi com alunos reintegrados a escola por determinação do juiz, em que vejo retratada a Inclusão social na função reparadora do PARECER CNE/CEB 11/2000.
Nesta caminhada “sai do mundo em que eu vivia” e conheci duras realidades, portanto o trabalho com a EJA, eu acredito que sempre será um desafio, mas é muito gratificante.
A formação da turma trazia a diversidade em si: alunos jovens, alunos de meia idade e alunos idosos. Nestas turmas convivi com alunos reintegrados a escola por determinação do juiz, em que vejo retratada a Inclusão social na função reparadora do PARECER CNE/CEB 11/2000.
Nesta caminhada “sai do mundo em que eu vivia” e conheci duras realidades, portanto o trabalho com a EJA, eu acredito que sempre será um desafio, mas é muito gratificante.
Um comentário:
Oi Rose, nessa postagem resgatas o teu trabalho com a EJA e identificas aspectos da legislação envolvidos. Abração!!
Postar um comentário