As práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula evidenciam a construção da aprendizagem. As aprendizagens neste semestre estiveram voltadas para a música, o teatro, artes visuais, ludicidade e literatura infantil
Visto que a prática pedagógica é voltada para o que aprendo no curso edificando o conhecimento, pois nada melhor do que aprender e poder colocar em prática novas experiências.
Um marco neste semestre fora as atividades preparadas para desenvolver o Projeto de Música. Este trabalho estruturou-se por etapas e fora desenvolvido em turmas de primeiro ano, crianças na faixa etária de seis e sete anos, crianças muito ativos, que deliciam-se com as atividades propostas, bem como participam com muito interesse e preocupam-se em ter bons resultados.
Pude perceber que se somos estimulados e/ou estimulamos nossos alunos, podemos criar projetos simples, mas muito ricos. Também, nós, professores, podemos influenciar as preferências musicais de nossos alunos, levando-os a conhecer a história do compositor e a interpretar a música, proporcionando aos alunos desenvolver o senso crítico capaz de afastá-los do lixo auditivo ao qual estamos submetidos diariamente.
O projeto contemplou a sensibilidade dos alunos para a linguagem artística, onde os mesmos procuravam aperfeiçoar e melhorar seu desempenho na música, seja cantando ou tocando um instrumento.
Trabalhar a história de compositores favorece a estruturação do projeto, dando assim significado à música, bem como estaremos construindo conhecimento.
A expressão de sentimentos e a espontaneidade das crianças são visíveis, sendo ações naturais propiciando às crianças momentos agradáveis, como nos diz Leda Maffioletti (1992): “...quando na vida precisarmos legitimar nossas lembranças para fortalecer nossas esperanças...”
Visto que a prática pedagógica é voltada para o que aprendo no curso edificando o conhecimento, pois nada melhor do que aprender e poder colocar em prática novas experiências.
Um marco neste semestre fora as atividades preparadas para desenvolver o Projeto de Música. Este trabalho estruturou-se por etapas e fora desenvolvido em turmas de primeiro ano, crianças na faixa etária de seis e sete anos, crianças muito ativos, que deliciam-se com as atividades propostas, bem como participam com muito interesse e preocupam-se em ter bons resultados.
Pude perceber que se somos estimulados e/ou estimulamos nossos alunos, podemos criar projetos simples, mas muito ricos. Também, nós, professores, podemos influenciar as preferências musicais de nossos alunos, levando-os a conhecer a história do compositor e a interpretar a música, proporcionando aos alunos desenvolver o senso crítico capaz de afastá-los do lixo auditivo ao qual estamos submetidos diariamente.
O projeto contemplou a sensibilidade dos alunos para a linguagem artística, onde os mesmos procuravam aperfeiçoar e melhorar seu desempenho na música, seja cantando ou tocando um instrumento.
Trabalhar a história de compositores favorece a estruturação do projeto, dando assim significado à música, bem como estaremos construindo conhecimento.
A expressão de sentimentos e a espontaneidade das crianças são visíveis, sendo ações naturais propiciando às crianças momentos agradáveis, como nos diz Leda Maffioletti (1992): “...quando na vida precisarmos legitimar nossas lembranças para fortalecer nossas esperanças...”
Um comentário:
Oi Rose!! Esse resgata possibilita trazer a tona práticas inovadoras. Abração!!
Postar um comentário