O trabalho interdisciplinar visa a integração das disciplinas, pois através de pequenas ligações que se faz pode-se criar muito. Até mesmo na sala de aula em que no horário de brincar os alunos brincam de casinha ou escolinha, improvisando situações de seu cotidiano, expressando-se livremente.
A realização de atividades neste semestre proporcionaram desenvolver habilidades como: a representação e a comunicação (o fazer artístico), a investigação e a compreensão (apreciação e crítica à Arte) e a contextualização sociocultural (compreensão da História da Arte).
As experiências vivenciadas foram muito significativas pois as crianças permitiram-se brincar e aprender, com ou sem talento desenvolveram capacidades e potencialidades agindo de modo espontâneo.
Assim como no teatro, a literatura infantil nos move para um “mundo do faz de conta”, pois na simples ação de contar e ouvir histórias já nos encanta e dá asas à imaginação.
Para contar histórias não precisamos de grandiosos recursos e sim envolver os alunos no mundo da literatura infantil. Podemos despertar emoções, bem como compreender dilemas do cotidiano de nossos alunos.
A ludicidade tão presente em nossas aulas, pois o brincar se faz necessário. Neste brincar as crianças usam os brinquedos que foram trazidos por elas, como também há jogos que foram confeccionados pela professora para estimular a inteligência, a percepção visual e auditiva dos alunos, atenção e gosto por desafios para a aprendizagem por meio de jogos e brinquedos.
A ludicidade evidencia que as crianças, ao brincar, são livres para criar, comunicar-se, aprender e vivenciar situações imaginárias. O brinquedo pode satisfazer a criança se o resultado for interessante, como também pode ser um meio para mudanças, baseado em motivações, tendências e incentivos.
É importante ressaltar que as crianças gostam muito de desenhar, cantar, brincar de escolinha ou de casinha, contar e criar histórias, estão numa fase muito propícia para desenvolver talentos, quem sabe destas turmas teremos no futuro grandes artistas.
Com vistas à integração das atividades acredito que a interdisciplina de Escola, Projeto Pedagógico e Currículo contribuiu para que eu refletisse meu fazer, bem como meus alunos aprendem, do interesse no que lhes ensino, que valores estou lhes transmitindo.
Através das atividades desenvolvidas construímos o saber, bem como as revisões, os desafios, as auto-avaliações e os questionamentos, constatam as aprendizagens.
O fazer e o aprender são duas ações muito presentes em nosso cotidiano, pois estamos sempre buscando aprender para melhor fazer na sala de aula. Repensar posturas, metodologias e atitudes para fazer o melhor em prol do aluno são aspectos que nos fazem aprender mais no dia-a-dia, visando uma prática reflexiva e crítica.
A realização de atividades neste semestre proporcionaram desenvolver habilidades como: a representação e a comunicação (o fazer artístico), a investigação e a compreensão (apreciação e crítica à Arte) e a contextualização sociocultural (compreensão da História da Arte).
As experiências vivenciadas foram muito significativas pois as crianças permitiram-se brincar e aprender, com ou sem talento desenvolveram capacidades e potencialidades agindo de modo espontâneo.
Assim como no teatro, a literatura infantil nos move para um “mundo do faz de conta”, pois na simples ação de contar e ouvir histórias já nos encanta e dá asas à imaginação.
Para contar histórias não precisamos de grandiosos recursos e sim envolver os alunos no mundo da literatura infantil. Podemos despertar emoções, bem como compreender dilemas do cotidiano de nossos alunos.
A ludicidade tão presente em nossas aulas, pois o brincar se faz necessário. Neste brincar as crianças usam os brinquedos que foram trazidos por elas, como também há jogos que foram confeccionados pela professora para estimular a inteligência, a percepção visual e auditiva dos alunos, atenção e gosto por desafios para a aprendizagem por meio de jogos e brinquedos.
A ludicidade evidencia que as crianças, ao brincar, são livres para criar, comunicar-se, aprender e vivenciar situações imaginárias. O brinquedo pode satisfazer a criança se o resultado for interessante, como também pode ser um meio para mudanças, baseado em motivações, tendências e incentivos.
É importante ressaltar que as crianças gostam muito de desenhar, cantar, brincar de escolinha ou de casinha, contar e criar histórias, estão numa fase muito propícia para desenvolver talentos, quem sabe destas turmas teremos no futuro grandes artistas.
Com vistas à integração das atividades acredito que a interdisciplina de Escola, Projeto Pedagógico e Currículo contribuiu para que eu refletisse meu fazer, bem como meus alunos aprendem, do interesse no que lhes ensino, que valores estou lhes transmitindo.
Através das atividades desenvolvidas construímos o saber, bem como as revisões, os desafios, as auto-avaliações e os questionamentos, constatam as aprendizagens.
O fazer e o aprender são duas ações muito presentes em nosso cotidiano, pois estamos sempre buscando aprender para melhor fazer na sala de aula. Repensar posturas, metodologias e atitudes para fazer o melhor em prol do aluno são aspectos que nos fazem aprender mais no dia-a-dia, visando uma prática reflexiva e crítica.
Um comentário:
Nesse sentido, podemos pensar que esses momentos lúdicos podem potencializar as aprendizagens. Abração!
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