Com base no uso do blog, constatei que esta foi uma ferramenta tecnológica de grande utilidade no desenvolvimento do curso de Pedagogia EAD – UFRGS, pois baseada nas aprendizagens foram realizadas reflexões que hoje constituem este blog.
O desenvolvimento e a construção das aprendizagens trouxeram em si as relações da teoria, bem como traz reflexões com base nas práticas vivenciadas e atividades desenvolvidas no decorrer do curso.
O uso do blog tem uma função significativa na construção de aprendizagens e reflexões, bem como no processo de comunicação. O blog é uma ferramenta que contempla as aprendizagens, por meio de evidências e reflexões, bem como é válida a publicação de textos que são considerados importantes no processo de aprender e ensinar. É uma ferramenta prática de pesquisa, que permite com o uso das tecnologias digitais o registro de informações, textos que se consideram relevantes, reflexões a partir de atividades desenvolvidas e práticas vivenciadas. Esta ferramenta apresenta-se como uma grande aliada do professor no processo de ensino/aprendizagem.
O uso do blog projeta o conhecimento, o que no decorrer do curso possibilitou dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos finais, facilitou o dia-a-dia, pois sendo um ambiente virtual, um caderno interativo no qual tinha-se tudo de fácil acesso.
Assim sendo, um arquivo de documentos, também aproximou alunos, professores e tutores, pois incentivavam a reflexão, a troca e complementação de ideias, a formação de opiniões e, desta forma, mesmo distantes, criavam-se laços.
O uso do blog oportuniza reflexão sobre as colocações, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional, pois refletindo busca-se reformular nossas próprias opiniões, sendo que se busca construir o conhecimento por meio do diálogo.
Esta ferramenta possibilita pensar mais sobre o tema, é um recurso funcional, pois desenvolvido num ambiente virtual que facilita-nos a vida, bem como desperta o interesse em aprender e dominar novas tecnologias.
Assim, o blog amplia nossas possibilidades de interação de aluno com aluno, de aluno com professor e também de professor com professor, mas requer dedicação para que possamos aprender com esta tecnologia educacional, às vezes com provocações e desafios para que se possa refletir e melhorar a produção buscando contemplar a crítica construtiva para o aperfeiçoamento docente e discente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário