Pensar o contexto da prática pedagógica diante de diferentes arquiteturas pedagógicas em que se desestabilizam arquiteturas pedagógicas normalmente usadas, desacomodando o professor para buscar meios para trabalhar com diferentes arquiteturas pedagógicas fora um grande desafio. Assim apresentam-se características percebidas na aplicação de cada arquitetura pedagógica em sala de aula no período de estágio supervisionado.
A metodologia do Programa de Alfabetização Alfa e Beto tem uma sequência muito parecida em todas as aulas. É uma metodologia eficaz para alfabetização, pois ensina a decodificação utilizando-se do método fônico em que o aluno faz correspondências entre letras e sons, decodificando e assim, descobrindo o princípio alfabético e, progressivamente, alfabetizar-se-á.
Já a aprendizagem por projetos é desenvolvida a partir de um tema, que pode ser escolhido pela professora ou pela turma. Com base numa proposta construtivista, traz atividades práticas que despertam grande interesse da turma.
Aprendizagem por projetos requer um norte, um rumo a seguir. É preciso direcionar, pois conforme o tema a turma pode não conseguir apresentar elementos suficientes para a estruturação.
A globalização que se percebe nos projetos mostra que é necessária uma estrutura aberta e flexível com relação aos conteúdos. A Aprendizagem por Projetos é possível, pois esta visa ensinar o aluno a aprender, a buscar a significação, a estrutura, o tema que liga as informações e que permite aprender.
Assim percebe-se que os objetivos se identificam na articulação e orientação dos conhecimentos de forma a organizar o projeto que auxiliará na aprendizagem. Portanto é uma arquitetura muito agradável, que desperta o interesse dos alunos, bem como é muito rica, pois abre um leque para exploração fabuloso para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e jogos construídos para apoiar o trabalho, pois os alunos tem grande necessidade de brincar, e, trabalhar com elementos da realidade dos alunos lhes desperta mais interesse.
Com certeza a arquitetura desenvolvida que teve maior impacto sobre a aprendizagem e trouxe muitos desafios marcando a inovação pedagógica.
O projeto de aprendizagem estruturou-se a partir de uma pergunta escolhida pela turma, ou seja, a questão de investigação para a qual os alunos devem ter conhecimentos prévios.
É necessário que o aluno tenha interesse pela questão de investigação e seja incentivado pelo professor para participar do processo investigativo. Nesse processo o professor age como o mediador na construção do conhecimento, pois a cada etapa de pesquisa e certificação o professor negocia o uso adequado e acessível da linguagem, bem como auxilia os alunos no processo de entendimento dos conceitos, dando significado ao projeto de aprendizagem.
A interação, o diálogo e a troca são importantes requisitos na tomada de decisões para prosseguir na construção do projeto de aprendizagens. As relações na turma foram muito positivas, onde sempre se buscou chegar a um consenso, com respeito à opinião, cumplicidade e cooperação na estruturação do processo.
O crescimento ocorre tanto no grupo, bem como para cada criança, onde o envolvimento proporciona um posicionamento frente ao projeto em questão. Desta forma há avanço no domínio do assunto e na estruturação das etapas, como também se incrementa com o uso das tecnologias para crescer a partir da interação dos alunos e do professor.
As mudanças que abarcam a metodologia do projeto de aprendizagens são complexas na prática, pois trazem transformações pedagógicas, metodológicas e ideológicas. Estas mudanças não são fáceis, nem rápidas. Afinal, muda-se a base teórica e visa-se compreender e praticar ações baseadas na organização social descentralizada, ou seja, no trabalho coletivo e na autonomia. Questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas passa a ser entendido, também, como essencial para preparar o que chamamos de cidadão.
Cabe, então, ao professor o desafio de que cidadão ele quer que seu aluno seja. Desta forma é preciso buscar meios para formar alunos independentes e autônomos.
Os desenvolvimentos da autonomia e da cidadania ocorrem no dia-a-dia, daí a importância do estímulo e do desafio para a construção da aprendizagem, pois é durante o processo de construção da aprendizagem que se favorece o desenvolvimento das mesmas.
Dentre as arquiteturas pedagógicas desenvolvidas no estágio, diferentes características em favor da construção do conhecimento pelo aluno foram contempladas. No entanto trabalhando com três arquiteturas pedagógicas paralelamente pode-se perceber que há muita diferença do tempo em que se transmitia informações para os alunos, como na arquitetura pedagógica do Programa de Alfabetização Alfa e Beto, pois é uma metodologia mais tradicional.
Já na arquitetura pedagógica de aprendizagem por projetos auxilia-se o aluno a aprender a aprender, pois o desenvolvimento do mesmo dependerá de como for estimulado, desafiado para aprender.
Hoje se inova com arquiteturas pedagógicas em que se constroi o conhecimento, em que o aluno é ativo e traz ideias próprias, ou seja, os conhecimentos prévios, porque se aprende desde o nascimento. Desta forma se entende que se foi o tempo em que os alunos ficavam quietos, copiando e respondendo.
Trazendo uma metodologia construtivista, a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagens em que é preciso educar os alunos para que se habituem a questionar e assim desenvolver o senso crítico. Portanto o professor age como mediador da aprendizagem: quando desafia o aluno a resolver situações problema, bem como o auxilia na conquista e na superação das dificuldades.
As arquiteturas pedagógicas vivenciadas no período de estágio e analisadas para este trabalho tem seus méritos, escolher uma não é o objetivo por acreditar que se deve aproveitar o que cada uma oferece para a construção da aprendizagem. Resumidamente:
• O programa de alfabetização Alfa e Beto favorece a alfabetização pelo método fônico.
• A aprendizagem por projetos em que se trabalha por temas.
• O projeto de aprendizagem é uma arquitetura que vem de encontro ao interesse do aluno.
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