A metodologia a ser usada na Educação de Jovens e Adultos, ao meu ver necessita de constantes reflexões, bem como não devemos nos ater a uma metodologia que não esteja efetivamente trazendo resultados esperados.
Por exemplo, usando o método analítico, o aluno é incentivado a decompor uma palavra em sílabas e, depois de isolar cada sílaba, construir sua família: se ele concebe a sílaba como uma só letra, fica difícil perceber a lógica da proposição. Não queremos dizer que o aluno não venha a perceber como isso se dá, mas a forma de trabalhar tira a possibilidade do aluno usar suas hipóteses, tendo que seguir outro caminho.
Isto reforça uma tese do fracasso da alfabetização. Aqueles que de um modo ou de outro aprendem a ler, podem ter se encontrado com uma conduta metodológica compatível com seu estágio de concepção sobre a escrita. Aí estaria uma questão de profundo significado: não é o método que se elege que promove a alfabetização, mas é todo um conjunto de conhecimentos e a postura intelectual que adotamos com relação aos sujeitos e ao objeto da aprendizagem.
Um comentário:
Legal essa reflexão, nos leva a pensar na importância de refletirmos sobre as escolhas metodológicas no nosso trabalho docente. Abração!!
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