O trabalho com temas geradores apresentado no vídeo “A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freireana” contempla muito bem a proposta pedagógica de temas geradores. Paulo Freire, em sua proposta, diz que é necessário reencantar as pessoas para que acreditem num mundo diferente.
A pedagogia freireana mostra a importância do diálogo e do contexto do processo educativo na realidade do aluno. Para Freire a construção de um mapa referencial se faz necessária, o que aprender é prioridade para que o educando compreenda a inserção do texto no seu contexto.
A pedagogia freireana mostra a importância do diálogo e do contexto do processo educativo na realidade do aluno. Para Freire a construção de um mapa referencial se faz necessária, o que aprender é prioridade para que o educando compreenda a inserção do texto no seu contexto.
É necessária dar sentido à aprendizagem, conhecer as visões de mundo, as bases que o educando tem para trabalhar as diferentes linguagens. O professor precisa conhecer seu aluno para que compreenda estas visões de mundo.
Paulo Freire afirma que ninguém começa lendo a palavra, que primeiro lê-se o mundo para depois entender a leitura da palavra, ou seja, primeiro tem-se que entender o contexto em que se está inserido e a partir deste explorar a leitura da palavra.
Freire apresenta sua proposta pedagógica como um processo contínuo e permanente que serve para reaproveitar essa leitura de mundo, uma avaliação dialógica, ou seja, voltada ao diálogo.
Retrata a pedagogia do erro, bem como ressalta que para esta não se reprime o educando em função do erro. Este é um aspecto que tenho muito presente, pois temos que levar o educando a construir, pois se repreendido pelo erro pode reprimir-se e não ter estímulos para a reconstrução. Assim o professor auxilia para que o educando desenvolva a autonomia, bem como possibilita interagir em seu círculo de convivências, vencendo conflitos por meio de suas ações na busca da resposta.
É necessário que se tenha presente a aprendizagem como a reconstrução do saber, em que o foco está no interesse do educando, bem como é preciso levar em conta a vivência de mundo que o mesmo tem, pois o educando é o protagonista de sua aprendizagem, sempre num movimento de construção provisória, descentração e reconstrução.
Paulo Freire afirma que ninguém começa lendo a palavra, que primeiro lê-se o mundo para depois entender a leitura da palavra, ou seja, primeiro tem-se que entender o contexto em que se está inserido e a partir deste explorar a leitura da palavra.
Freire apresenta sua proposta pedagógica como um processo contínuo e permanente que serve para reaproveitar essa leitura de mundo, uma avaliação dialógica, ou seja, voltada ao diálogo.
Retrata a pedagogia do erro, bem como ressalta que para esta não se reprime o educando em função do erro. Este é um aspecto que tenho muito presente, pois temos que levar o educando a construir, pois se repreendido pelo erro pode reprimir-se e não ter estímulos para a reconstrução. Assim o professor auxilia para que o educando desenvolva a autonomia, bem como possibilita interagir em seu círculo de convivências, vencendo conflitos por meio de suas ações na busca da resposta.
É necessário que se tenha presente a aprendizagem como a reconstrução do saber, em que o foco está no interesse do educando, bem como é preciso levar em conta a vivência de mundo que o mesmo tem, pois o educando é o protagonista de sua aprendizagem, sempre num movimento de construção provisória, descentração e reconstrução.
Um comentário:
Oi Rose!! Utilizas alguns desses princípios propostos por Freire? Quais e como procuras utilizá-los? Abração!
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