Estamos neste semestre compreeendendo melhor que existem diferentes formas de planejar, mas que devemos de ter o cuidado ao realizá-lo pois dependemos de quais fatores são considerados.
O planejamento é feito para orientar o trabalho do professor e não(somente) para aspectos formais da escola.
Na escola que trabalho fora adotada uma metodologia que já traz um pré-planejamento, uma estrutura pronta, onde cabe ao professor reorganizar e aplicar as aulas, dentre as atividades dos livros e os testes.
A migração para o Programa de Alfabetização Alfa e Beto ocorreu por de processo de escolha, quando a Coordenadoria nos chamou para uma reunião em foram apresentados os programas Alfa e Beto, Instituto Ayrton Senna e Geempa. Sempre tive curiosidade pelo método fônico, mas não tinha amparo para fazer uso do mesmo em sala de aula. Feita a opção, iniciamos o ano letivo com cursos de capacitação para nos apropriarmos da metodologia, por sinal bastante complexa.
O programa tem uma proposta bem voltada à leitura e a escrita. Mas percebo que contempla atividades que vem dar amparo ao professor, fato que percebi quando realizei na escola um curso com a psicopedagoga. Percebi que muitos dos testes que a mesma exemplificou estavam em atividades diversas no livro de atividades do aluno. No entanto não é uma metodologia que se compare à projetos integradores, tem alguns aspectos que por vezes acho bem grosseiros, como textos que não tem nexo, mas a metodologia em si é eficiente, faz com que os alunos aprendam por meio dos sons.
2 comentários:
Oi Rose!! Se tu fosses propor uma metodologia de alfabetização, quais seriam alguns princípios orientadores? Abração!!
Só queria tirar uma dúvida:de acordo com os planejamento do I A B como saber qual é a semana par /semana impar?
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