O uso das tecnologias foi muito importante neste semestre, tanto na prática pedagógica quanto para a realização dos trabalhos das interdisciplinas, pois para estas necessitamos nos comunicar para realização de trabalhos em grupo, inserir imagens para detalhar, enriquecer e documentar o trabalho na prática pedagógica.
Já na prática pedagógica as tecnologias digitais foram fundamentais. Assistir o filme Happy Feet para iniciar o trabalho da interdisciplina de Música, o filme “Cinderela” para comparar à história do livro trabalhado na interdisciplina de Literatura. O uso do computador com os alunos para reproduzir textos em PowerPoint, como “O Natal do valente Assis”, a coleção de histórias “Orquestra dos Animais”, sendo que na escola não tínhamos laboratório de informática então levei o note book para que os alunos pudessem melhor compreender a história de Assis Valente e as histórias sobre música reproduzidas em média player, bem como o uso de rádio cd para ouvir a música trabalhada na interdisciplina de Música, “Boas Festas”, interpretada por Simone.
O uso de imagens para documentar os diversos trabalhos das interdisciplinas surgiu como um empecilho, pois a internet era muito lenta e não completava a geração dos arquivos no webfólio. O primeiro empecilho surgiu quando quis inserir as imagens do livro “Cinderela” juntamente com as questões que tínhamos a responder, consegui inserir as imagens no Word, no entanto ao transmitir o arquivo ele não concluía a geração do arquivo.
Na busca de alternativas comecei a bisbilhotar o Picasa, um aplicativo disponível em nossa conta no Google. Realizei o download deste aplicativo e quando o executei logo localizou as imagens em meu computador, classificando-as e organizando-as em álbuns que também tenho no computador. Sempre que abro o Picasa, ele localiza e atualiza todas imagens que tenho no computador, as quais posso utilizar e publicar no Picasaweb.
O Picasaweb é o aplicativo disponível na internet, onde eu disponibilizo as imagens que quero tornar públicas para meus trabalhos da faculdade. Desta forma passei a inserir links no webfólio para publicar minhas imagens utilizadas no variados trabalhos das interdisciplinas. Esta foi uma das ferramentas que se tornara fundamental para a idealização e documentação de meus trabalhos neste semestre.
As tecnologias digitais facilitam as antigas práticas de representar a realidade e de ver o mundo, isto é, de observar, registrar o processo de observação, construir e editar audiovisuais, que acredito darem muito trabalho no passado. Hoje entra em um aplicativo, este só necessita de seus comandos e executa-os.
Muitas vezes “apanho” das tecnologias digitais, mas estas são facilitadoras no processo de "modernização", isto é, de fazer as mesmas coisas recorrendo a outros meios. As tecnologias digitais constituem instrumentação mais aperfeiçoada de investigação, facilmente disponíveis, acessíveis, em termos, pois às vezes por mais próximas que estas estejam, nos são inacessíveis, porque não saber utilizá-las, por ter medo de estragar ou por terem um custo alto e que não está ao alcance.
Já na prática pedagógica as tecnologias digitais foram fundamentais. Assistir o filme Happy Feet para iniciar o trabalho da interdisciplina de Música, o filme “Cinderela” para comparar à história do livro trabalhado na interdisciplina de Literatura. O uso do computador com os alunos para reproduzir textos em PowerPoint, como “O Natal do valente Assis”, a coleção de histórias “Orquestra dos Animais”, sendo que na escola não tínhamos laboratório de informática então levei o note book para que os alunos pudessem melhor compreender a história de Assis Valente e as histórias sobre música reproduzidas em média player, bem como o uso de rádio cd para ouvir a música trabalhada na interdisciplina de Música, “Boas Festas”, interpretada por Simone.
O uso de imagens para documentar os diversos trabalhos das interdisciplinas surgiu como um empecilho, pois a internet era muito lenta e não completava a geração dos arquivos no webfólio. O primeiro empecilho surgiu quando quis inserir as imagens do livro “Cinderela” juntamente com as questões que tínhamos a responder, consegui inserir as imagens no Word, no entanto ao transmitir o arquivo ele não concluía a geração do arquivo.
Na busca de alternativas comecei a bisbilhotar o Picasa, um aplicativo disponível em nossa conta no Google. Realizei o download deste aplicativo e quando o executei logo localizou as imagens em meu computador, classificando-as e organizando-as em álbuns que também tenho no computador. Sempre que abro o Picasa, ele localiza e atualiza todas imagens que tenho no computador, as quais posso utilizar e publicar no Picasaweb.
O Picasaweb é o aplicativo disponível na internet, onde eu disponibilizo as imagens que quero tornar públicas para meus trabalhos da faculdade. Desta forma passei a inserir links no webfólio para publicar minhas imagens utilizadas no variados trabalhos das interdisciplinas. Esta foi uma das ferramentas que se tornara fundamental para a idealização e documentação de meus trabalhos neste semestre.
As tecnologias digitais facilitam as antigas práticas de representar a realidade e de ver o mundo, isto é, de observar, registrar o processo de observação, construir e editar audiovisuais, que acredito darem muito trabalho no passado. Hoje entra em um aplicativo, este só necessita de seus comandos e executa-os.
Muitas vezes “apanho” das tecnologias digitais, mas estas são facilitadoras no processo de "modernização", isto é, de fazer as mesmas coisas recorrendo a outros meios. As tecnologias digitais constituem instrumentação mais aperfeiçoada de investigação, facilmente disponíveis, acessíveis, em termos, pois às vezes por mais próximas que estas estejam, nos são inacessíveis, porque não saber utilizá-las, por ter medo de estragar ou por terem um custo alto e que não está ao alcance.
Um comentário:
Oi Rose!! Que as tecnologias possam ser utilizadas cada vez mais como ferramentas de novas práticas. Abração!!
Postar um comentário