Com base no roteiro para análise de Projetos de Aprendizagem, destaco alguns itens que caracterizam o desenvolvimento do mesmo:
Podemos perceber se as questões iniciais estão voltadas e direcionadas a questão de investigação, se esta teve necessidade de formulação.
A questão de investigação abre um leque para a construção de muitas e significativas aprendizagens, bem como deve relacionar as certezas provisórias e as dúvidas temporárias havendo coerência.
Considerar as dúvidas e certezas no desenvolver do projeto, registrando as aprendizagens construídas durante o processo de certificação das mesmas, a realização do processo o de retomada das certezas e dúvidas, certificando as certezas ou respondendo as dúvidas, no movimento de reformulação tanto nas certezas e dúvidas, talvez gerando novas questões e dúvidas.
Procurar buscar soluções para a questão de investigação alusivas ao que se pensava saber e do que se julgava necessário compreender para responder por meio de pesquisas, enquete, entrevistas, vídeos, leituras, visitações, coleta de subsídios com a finalidade de responder a questão, a comunicação entre os membros do grupo por MSN, fórum de debates, e-mail e encontros presenciais. Desta forma o grupo age coerentemente e cooperativamente, abrindo-se para a construção de novas relações e articulações entre conceitos e idéias.
A aprendizagem a partir da construção de mapas conceituais evidencia a concretização da apropriação do conhecimento, apresentando os conceitos e as relações expressas no projeto.
O conteúdo publicado é focado no tema proposto, validando as certezas provisórias e as dúvidas temporárias, por meios diferenciados e a formulação de uma síntese que responde a questão de investigação.
Os registros do grupo dentre informações, combinações, sugestões, encontros,..., mostram se o grupo realmente se envolveu com o projeto, se conseguiram evidenciar riquezas do processo de aprendizagem do grupo e superar as dificuldades, se esgotaram a questão de investigação e se pretendem retomá-la.
As dificuldades no trabalho cooperativo, por que há diferentes saberes, pontos de vistas individuais para que se chegue a um denominador comum e coletivo.
A organização e apresentação do trabalho, a adoção um padrão de letras, usos diversificados de tecnologias e recursos, a interação com o leitor,...
Podemos perceber se as questões iniciais estão voltadas e direcionadas a questão de investigação, se esta teve necessidade de formulação.
A questão de investigação abre um leque para a construção de muitas e significativas aprendizagens, bem como deve relacionar as certezas provisórias e as dúvidas temporárias havendo coerência.
Considerar as dúvidas e certezas no desenvolver do projeto, registrando as aprendizagens construídas durante o processo de certificação das mesmas, a realização do processo o de retomada das certezas e dúvidas, certificando as certezas ou respondendo as dúvidas, no movimento de reformulação tanto nas certezas e dúvidas, talvez gerando novas questões e dúvidas.
Procurar buscar soluções para a questão de investigação alusivas ao que se pensava saber e do que se julgava necessário compreender para responder por meio de pesquisas, enquete, entrevistas, vídeos, leituras, visitações, coleta de subsídios com a finalidade de responder a questão, a comunicação entre os membros do grupo por MSN, fórum de debates, e-mail e encontros presenciais. Desta forma o grupo age coerentemente e cooperativamente, abrindo-se para a construção de novas relações e articulações entre conceitos e idéias.
A aprendizagem a partir da construção de mapas conceituais evidencia a concretização da apropriação do conhecimento, apresentando os conceitos e as relações expressas no projeto.
O conteúdo publicado é focado no tema proposto, validando as certezas provisórias e as dúvidas temporárias, por meios diferenciados e a formulação de uma síntese que responde a questão de investigação.
Os registros do grupo dentre informações, combinações, sugestões, encontros,..., mostram se o grupo realmente se envolveu com o projeto, se conseguiram evidenciar riquezas do processo de aprendizagem do grupo e superar as dificuldades, se esgotaram a questão de investigação e se pretendem retomá-la.
As dificuldades no trabalho cooperativo, por que há diferentes saberes, pontos de vistas individuais para que se chegue a um denominador comum e coletivo.
A organização e apresentação do trabalho, a adoção um padrão de letras, usos diversificados de tecnologias e recursos, a interação com o leitor,...
Um comentário:
Oi Roseli, fizeste uma síntese muito boa dos principais itens sugeridos para análise dos PAs. Seria interessante pensares também se achas esses itens importantes para essa análise. Como uma análise como essa proposta pode qualificar ou não o trabalho com projetos? Abração, Sibicca
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