sexta-feira, 20 de março de 2009

Refletindo as aprendizagens no Eixo V

Durante o complexo e desafiante quinto semestre, pude compreender um pouco mais da escola como instituição pública, da sua organização e gestão; que o sistema público busca um padrão externo de qualidade e que acaba procurando a parceria com instituições privadas.
Entendi melhor o papel fundamental do PPP, que contém todos os aspectos necessários para o bom andamento da escola, desde os planos de ensino às mais diversas atividades da escola: sua estrutura e organização, o papel dos diferentes segmentos escolares, calendário escolar, conhecimento, currículo e avaliação. Assim, visando a escola como espaço para a construção de uma escola pública democrática, instituiu-se o PPP como referencial de escola desejada, uma seqüência de ações que orientarão toda a ação pedagógica da escola.
Já o Regimento Escolar é o documento que disciplina a vida escolar. É um importante documento de referência para o funcionamento da escola, para que se tenha claro o processo histórico, de organização e de normatização da instituição.
O trabalho prático na metodologia de projetos de aprendizagem, na busca da solução de problemas e o desenvolvimento um processo de construção de conhecimento, permitindo-nos ser autores do seu conhecimento, trouxe grandes desafios, pois um projeto vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular.
Quando somos desafiados, questionados, desenvolvemos competências para formular e solucionar problemas. Usamos como estratégia as certezas provisórias e as dúvidas temporárias. Pesquisando, indagando, investigando, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas. Iniciam-se as negociações, as trocas são constantes, pois a cada idéia, a cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas, repensadas para que possamos chegar à solução da questão de investigação, norteadora do projeto.
Pensar um projeto de aprendizagem hoje, mostra que desenvolvemos a inteligência e construímos novos conhecimentos em situações de confronto, de descentração de nosso ponto de vista, de intensa cooperação, de momentos em que nos colocamos em "xeque", pela desestruturação e reestruturação de argumentos e de posições, auxiliados pelas questões colocadas por outros, onde somos questionados e levados a pensar de modo a investigar tanto as dúvidas e as certezas.Nesta metodologia a aprendizagem, onde o professor é tão aprendiz quanto os alunos, não funciona apenas cognitivamente, por isso, em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, muito interessante as tuas reflexões sobre as potencialidades do trabalho com os projetos de aprendizagem. E quanto às tuas expectativas para 2009? O que esperas das interdisciplinas? Abração, Sibicca