domingo, 5 de abril de 2009

Argumentar...

Os argumentos são formas de organizar informações, a que se chama as premissas, com vista a um determinado fim, a que se chama a conclusão. Há vários tipos de argumentos: dedutivos, por analogia, de autoridade, através de exemplos e causais. Para todos eles existem regras que distinguem os bons dos maus argumentos.
A arte de argumentar é um dos recursos mais importantes e valorosos dos quais um cidadão pode usufruir para defender suas idéias, sua visão de mundo, suas ideologias, a defender e exprimir seus pensamentos..
Não é raro nos depararmos com críticas feitas à filmes, à encenação teatral, à determinada dança, à livros,... A argumentação é usada na matemática, na política, no jornalismo, quando se defende uma tese, quando se escreve uma redação ou quando você quer convencer a sua mãe a deixar você sair.
Argumentação é exigida na escola, no mercado de trabalho e mesmo nas situações cotidianas. Ela está diretamente relacionada com a interação social; saber argumentar é entender a lógica do mundo à sua volta e saber lidar com ele.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, destacaste aspectos importantes sobre argumentação nessa postagem. Seria interessante resgatar também quais textos ou materiais trabalhados na interdisciplina de filosofia que te mobilizaram essas reflexões. Abração, Sibicca