sábado, 22 de novembro de 2008

Auto-avaliação na construção do Projeto de Aprendizagem


Pensar a aprendizagem a partir da construção do Projeto de Aprendizagens, acredito que eu cresci muito, como também passei a entender melhor a proposta do trabalho.
Houve crescimento, tanto em nível do grupo, como individual, onde nosso envolvimento nos proporcionou um posicionamento frente ao assunto, pois avançamos no domínio do assunto, incrementamos com o uso das tecnologias, sendo que ambas tomávamos as iniciativas, não nos acomodamos na espera de que uma faça pela outra, dividimos tarefas. Avançamos na estruturação das etapas, crescemos a partir da interação com os professores.
Nossa rotina neste semestre alterou-se, pois passamos a interagir, o grupo necessitava comunicar-se constantemente para que se tomassem decisões e prosseguíssemos na construção do PA. Essa comunicação ocorreu por MSN, telefone, e-mail, fórum do grupo no Wiki, reuniões com os professores, sem dúvida o grupo dialogou muito nesse semestre. As relações entre os membros do grupo foram muito positivas, nos entendemos bem, buscamos sempre chegar ao consenso, por meio do diálogo, respeito à opinião e cumplicidade.
Particularmente, acho que eu contribuo na construção do projeto, participei do processo do início até o momento, mesmo não gostando de falar em público, conheço o processo e me encontro dentro deste. Houve cooperação na construção dos diversos elementos do projeto, desde a estruturação da questão inicial, das certezas e dúvidas, da elaboração do mapa conceitual, da reorganização das certezas e dúvidas, da criação das páginas para apresentar as descobertas,...
Estou muito feliz com nosso PA, pois acho que está bem organizado e estruturado, construímos várias páginas, separando os assuntos e dando ao trabalho uma estética bonita, como também facilitando o carregamento da página a cada vez que editávamos, que fica difícil se está tudo em uma única página, acaba ficando muito lento o carregamento.
Avaliar minha participação no processo do PA, me deixa satisfeita, pois tive comprometimento, interação, cooperação, muita disponibilidade, esforço, iniciativa, interesse, organização e boas relações com o grupo. Também fui pontual com as postagens no Rooda e no Blog.
O Projeto de Aprendizagem em grupo é um trabalho que requer muito mais que conhecimento, este precisa de disponibilidade para o trabalho coletivo, capacidade de descentração, onde oferecer auxílio nos proporciona um ganho particular em conhecimentos e maturidade nas relações com o grupo. A humildade é um fator muito importante nesse processo.

Nenhum comentário: