quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prática docente

As práticas docentes vão modificando com a experiência assim como vejo minhas experiências tanto como estudante, como de início de carreira docente em que era exigido o plano de curso, de unidade e de aulas, onde recordei-me do Magistério, pois fora justamente desta forma que aprendi.
Segundo a autora, Maria Bernadette Castro Rodrigues, o planejamento banalizava-se em um ato meramente burocrático, citação com a qual concordo, pois planejar previamente é uma situação e colocar em prática o plano tal e qual já é outra situação, pois qualquer situação nova pode mudar o interesse do aluno.
O texto traz afirmações que recordam o início de carreira em que me preparava para desempenhar a prática tal qual o planejamento, bem como a preocupação na elaboração dos planos para atender às regras estabelecidas. A escolha de verbos mais apropriados para formulação dos objetivos, gerais e específicos, a listagem de conteúdos (que se baseavam nas famosas listas de conteúdos mínimos) e recursos, os procedimentos a serem adotados e a avaliação eram itens fundamentais para que o planejamento estivesse adequado às exigências e cobranças às quais deveria corresponder, satisfazendo exigências da supervisão da escola e da rede de ensino.
Com o passar do tempo percebe-se que ocorrem mudanças nas formas de planejar, no entanto vejo o planejamento como um elemento facilitador no processo ensino aprendizagem, no qual o professor estrutura elementos para ensinar e aprender.
Assim o planejamento suscitará em elaborar, vivenciar e acompanhar a aprendizagem dos alunos contribuindo para a formação de cidadãos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, legal essa tua postagem, refletes teoricamente sobre o planejamento e colocas a tua percepção sobre ele. E atualmente, como procuras trabalhar o planejamento nas tuas aulas? Abração, Sibicca