segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Psicogênese da Escrita

De acordo com teoria sobre o aprendizado da língua escrita, o erro do aluno revela seu processo de construção do conhecimento. Quando uma criança ou um adulto está aprendendo a ler e escrever, esse aprendizado é desenvolvido pela elaboração de hipóteses. O ca­minho que todos percorremos durante esse aprendizado foi definido como psicogênese, ou gênese (origem, geração) do conhecimento da escrita, pela teoria resultante do trabalho das pesquisadoras argenti­nas Emilia Ferreiro e Ana Teberosky em que a cons­trução da escrita se apoia em hipóteses espontâneas elaboradas pelo aprendiz. Essas hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações das crianças, dependem de suas interações com os outros e com os usos da escrita e da leitura. Dessa maneira, ao ver um outdoor, por exemplo, a criança faz inferências e suposições a respeito da língua escrita. Pesquisadora do Ceale e pro­fessora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG, Maria das Graças Bregunci, afirma: “a única coisa que não podemos dizer, e que é muito usual no discurso pedagógico, é que 'uma criança chega à escola sem conhecimento algum'. O que ela não possui, ainda, é o conhecimento valorizado e sistematizado pela cultura escolar.”

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rose!! Como as propostas das autoras te auxiliam a pensar o teu trabalho com a escrita? Abração!