segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aprendizagens no oitavo semestre

Este semestre fora muito atribulado. Trouxe grandes desafios: trabalhar quarenta e quatro horas semanais, estruturar o estágio num todo, desenvolver diferentes arquiteturas pedagógicas paralelamente: Programa de Alfabetização X Aprendizagem por Projetos X Projeto de Aprendizagem. A reflexão a partir das atividades propostas, os registros das aprendizagens no portfólio, bem como a importância das concepções teóricas para nortear as práticas pedagógicas. Eis que foram grandes desafios.

A estruturação dos princípios orientadores para a prática pedagógica com vistas às concepções construtivistas que levam o aluno a pensar criticamente: Paulo Freire, Piaget e John Dewey e Comênio.

No decorrer do estágio a leitura de diversos textos para estruturar as reflexões foi necessária. No entanto surgiu a dúvida com relação à aprendizagem por projetos e projetos de aprendizagem, os quais eram entendidos com concepções diferentes, mas que em determinados artigos deixaram dúvidas, pois os autores ora mencionavam projeto de aprendizagem, ora mencionavam aprendizagem por projetos.

Portanto fala-se de duas arquiteturas pedagógicas diferentes. Ambas as propostas tem visão construtivista, a diferença fundamental é que na aprendizagem por projetos geralmente é realizada a partir de um tema, que pode ser escolhido pela professora e pelo grupo. Um exemplo foi a proposta de trabalho desenvolvida sobre a leitura e a escrita, em que direcionei aos contos de fada. Já o projeto de aprendizagem estrutura-se a partir de uma pergunta escolhida pela turma, ou seja, a questão de investigação.

O desenvolvimento do projeto de aprendizagem necessitou de recursos diversos, bem como o uso das tecnologias digitais e mídias foram de grande valia para a estruturação do mesmo. Muitas vezes enfrentam-se dificuldades no uso das tecnologias, mas com as crianças é diferente, pois tem sede de aprender. Sem contar que há curiosidade em aprender, conhecer e tem facilidades neste aprendizado, pois é do interesse dos educandos.

O problema é que as tecnologias em grande parte, não estão incorporadas às práticas pedagógicas, pois falta a capacitação de profissionais para que se possa ampliar as possibilidades de expressão dos aprendizes e permitir que a sala de aula torne-se um espaço para conhecimento das tecnologias digitais.

Com certeza a arquitetura desenvolvida que teve maior impacto sobre a aprendizagem e trouxe muitos desafios e que marcou maior inovação pedagógica na sala de aula fora o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem.

O desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas em que se estruturam e se desenvolvem ações pertinentes em sala de aula para a construção do conhecimento, diferentemente de transmitir informações, mas sim de buscar junto ao aluno as informações e articulá-las com a estrutura cognitiva a partir dos conhecimentos prévios dos alunos vem de encontro aos seus interesses e assim construir aprendizagens significativas.

É necessário que o aluno tenha interesse pela questão de investigação e o professor seja o mediador nesta construção, pois na etapa de pesquisa e certificação o professor negocia o uso adequado e acessível da linguagem, bem como auxilia os alunos no processo de entendimento dos conceitos, dando significado ao projeto de aprendizagem.

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