quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O estudo de Libras no Eixo VII

O estudo de Libras permitiu-me ver que os surdos conceituam o mundo e assim o compreendem e interpretam. O valor da língua de sinais para as crianças surdas, tanto para a aquisição de uma língua compatível com as necessidades de comunicação, como para o desenvolvimento de habilidades é fundamental.

Já algumas escolas utilizam um ensino estruturado por ouvintes, não respeitando a cultura, língua e identidade das pessoas surdas, diferentemente de outras que privilegiam possibilidades de mudanças nas propostas de ensino, buscando professores surdos para melhor atender as necessidades educacionais dos alunos surdos.

Por vezes a comunicação pode ser o diferencial na educação, como na realidade surda em que é possível uma comunicação por sinais, a Língua de Libras, bastante complexa, bem como discordo da citação: “Muitas pessoas pensam que as línguas de sinais são um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.” (QUADROS & KARNOPP, 2004), pois é necessário repensar o nosso olhar sobre o surdo, pois este é um cidadão como qualquer um de nós, capaz, pensante e ativo. Segundo PERLIN, 1998:

“Ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual e não auditiva. Viver uma experiência visual é ter a Língua de Sinais, a língua visual, pertencente à outra cultura, a cultura visual e lingüística. A identidade surda se constrói dentro de uma cultura visual muito complexa, no entanto essa diferença precisa ser entendida não como uma construção isolada, mas como construção multicultural.”

Faço uso das palavras de Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda, pois não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Desta forma é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rose!!
As tuas postagens estão interessantes. Quando possível, sugiro buscar um link do que estás refletindo na postagem com postagens anteriores feitas no curso.
Abração!