A gestão democrática visa a utilização da escola como espaço público, é transparente na prestação de contas, oferece acesso à informação pela comunidade escolar, apresenta equivalência entre as decisões e a realidade social da escola, oportuniza o acesso da comunidade escolar às decisões na gestão da escola, há mediações institucionais entre Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e escola. Os critérios são impessoais, objetivos e universais na gestão dos recursos da escola, bem como há existência de instrumentos de controle social do poder na gestão da escola.
Já a gestão patrimonialista faz uso da escola como espaço privado, não é transparente na prestação de contas,apresenta burocratização da informação, há disparidades entre as decisões e a realidade social da escola, faz uso de função pública para obter acesso privilegiado às decisões, ocorre a ausência de mediações institucionais entre a escola e órgãos administrativos do sistema de ensino. Os critérios são pessoais e/ou particularistas na gestão dos recursos da escola, não há instrumentos de controle social do poder na gestão da escola, como também há utilização pessoal e/ou privada de informações sobre a gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário