sábado, 20 de setembro de 2008

Projeto em ação


A partir das questões iniciais definimos uma questão de investigação:
Os rios podem se regenerar após muitos anos de poluição?
Até este momento, estamos trabalhando com certezas e dúvidas,no entanto não temos que cortar por quantidade e sim por importância, que só poderemos saber durante a discussão.
Por enquanto analisamos e repensamos, assim acabamos gerando mais dúvidas, criando um contexto maior para a exploração e discussão.
A pergunta principal, orienta nosso pensamento, mas não devemos podar esses pensamentos, se tivermos dúvidas se uma dúvida ou certeza é relevante incluí-la, pois estamos em uma fase insegura.
O debate entre o grupo é necessário para produzir uma construção que contemple o interesse do grupo, nas proximidades das perguntas iniciais, dado que escolhemos esta pergunta, por que pensamos que ela é uma boa pergunta para investigar.
A análise das dúvidas e certezas deve levar em consideração:
a) a certeza ou dúvida contribui para a construção da resposta à questão principal?
b) a dúvida é de fato algo que precisa ser explorado ou sua resposta é imediata ou uma coisa para qual já sabemos a resposta?
c) a certeza é de fato provisória?

Assim trabalhamos a técnica de brainstorming, que propõe que um grupo de pessoas se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.

Um comentário:

Kátia Diehl. disse...

Olá Roseli !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo ou o meu blog :

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil