terça-feira, 11 de novembro de 2008

Reflexão sobre Projetos de Aprendizagem

A partir de questões selecionadas e discutidas na aula presencial ao início do quinto semestre, passamos a interagir para a idealização de um Projeto de Aprendizagem.
Com a formação do grupo, o primeiro passo fora definir nossa questão de investigação. Para esta, iniciaram-se nossas conversas para chegar a um consenso. Não tinha idéia de que havia muito mais por vir, pois acredito que como eu,muitos pensaram no Projeto de Aprendizagem, como nos projetos que estamos acostumados a realizar e desenvolver em sala de aula, aos quais chamam de pesquisa escolar.
O próximo passo fora definir as certezas provisórias e as dúvidas temporárias que tínhamos a partir da questão de investigação. Nesta etapa ficamos com muitas dúvidas em como realizar e desenvolver esta etapa e dar o devido prosseguimento ao Projeto de Aprendizagem.
Para dar continuidade e chegarmos a um denominador comum marcamos um encontro presencial no Pólo. Achei que estávamos fazendo tudo corretamente, inclusive o mapa conceitual. Foi quando em conversa no MSN com os professores, passamos a compreender que as dúvidas e certezas teriam que vir a responder nossa questão de investigação.
Marcamos novo encontro presencial entre os membros do grupo, estávamos muito apegadas com o contato físico e direto. Reestruturamos as certezas provisórias e as dúvidas temporárias, refletindo cada qual, se realmente seria necessária para responder a questão investigativa.
Nesta etapa passamos a interagir com o uso das tecnologias, nos envolvemos diariamente com o Projeto de Aprendizagem.
Tivemos uma nova aula presencial, em os professores esclareceram nossas angústias e passamos a compreender um pouco melhor a estruturação do mapa conceitual, acredito que na terceira reformulação tenhamos acertado, pois conseguimos sintetizar, relacionar e ler o mapa constituído.
O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem prosseguia. Nesta etapa realizamos esclarecimentos e validamos certezas e dúvidas por meio de leituras, pesquisas, coleta de materiais e entrevistas, visando a produção de conhecimento.
Continuamos envolvidas no aprimoramento do Projeto de Aprendizagem, bem como pensamos em dar prosseguimento no próximo ano.
Pensar esta metodologia na sala de aula me assusta, pois trabalho com o primeiro ano, procuro desenvolver projetos, mas que são direcionados, ainda não me permiti que a turma escolha seu projeto de aprendizagens, também não sei como seria desenvolver o PA, quando alunos de seis anos têm opiniões muito variáveis, idéias bem particulares. Fico imaginando como seria escolher uma questão de investigação...
Posso destacar que neste semestre o trabalho com Projeto de Aprendizagens, é um grande desafio. Acredito que o maior aprendizado fora de compartilhar dúvidas, certezas, angústias, erros e acertos no trabalho em grupo. A construção do conhecimento se dá por meio das descobertas divididas, onde definir, ceder, questionar, esclarecer,..., foram ações voltadas para aprimorar o conhecimento que tínhamos com relação ao tema escolhido.

Ps: no parágrafo anterior citei que trabalho com projetos, no entanto já não sei mais como chamá-los, pois o professor disse-nos em uma situação que estes seriam pesquisa escolar, mas no Magistério chamávamos de centro de interesse, já na docência passamos a tratar de projetos, agora me dizem que é pesquisa escolar, então eu continuo nesta ...



Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, penso que demos início neste semestre com o trabalho com PA, acredito que na medida em que continuarmos discutindo sobre essa metodologia poderás esclarecer melhor as diferenças entre as diversas modalidades de trabalho com projetos. Em relação a tua postagem, que aprendizagens destacas como mais significativas nesse processo de construção do trabalho e quais desafios consideras que ainda persistem? Abração, Sibicca