quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pluralismo étnico-cultural e racial brasileiro


Vendo a escola como o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural, e por isso trabalhar as diferenças é um desafio para nós professores, pois somos mediadores do conhecimento, ou melhor, facilitadores do processo ensino-aprendizagem.


A escola é o lugar ideal para discutir as diferentes culturas, e suas contribuições na formação do nosso povo, o pluralismo étnico-cultural e racial da sociedade brasileira. Assim nós, como educadores e responsáveis pela formação de crianças e jovens temos de nos preocupar com as questões da diversidade e com os preconceitos na sala de aula e no espaço escolar, para desta forma educar para a igualdade, buscando uma educação para a democracia, conforme cita Eliana Oliveira, "A identidade confere diferenças aos grupos humanos. Ela se evidencia em termos da consciência da diferença e do contraste do outro."

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rose, para ilustrares essa tua reflexão, seria interessante trazer uma situação experimentada por ti e que pudesses integrar com essa postagem. Que tal? Abração, Sibicca