quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Contribuições de Comênio

A partir das leituras propostas percebo relações do que Comênio já afirmava há tantos anos com o nosso cotidiano, pois para Comênio a aprendizagem é uma necessidade de todos, homens e mulheres, de todas as classes sociais, de forma igual. Segundo Comênio a aprendizagem deve começar, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, dando-lhe a base, o suporte para que saiba do que se está falando.
Concordo com Comênio quando propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram, pois os alunos precisam chegar às respostas e não simplesmente receber um texto que o leve a uma resposta pronta.
É necessário conhecer o aluno para levá-lo à construção da aprendizagem, valorizar o que o aluno sabe, bem como partir da sua realidade para construção do saber. A proposta de atividades a partir do nome do aluno, o uso das fotos dos mesmos permitem abrir um leque de atividades que possibilitarão elementos importantes para que as necessidades e as capacidades de todos os alunos sejam consideradas, bem como o trabalho com textos, produção de texto coletivo, criação de poesias, formação de palavras a partir do nome, jogos de memória a partir das fotos, ligar nomes com fotos,..., são atividades que venham ter significado para os alunos.
Comênio criador da obra "Orbis Sensualium Pictus" (o mundo desenhado), no qual ele juntou gravuras, frases simples, sons e letras para a alfabetização e frases em latim para que os alunos pudessem, com um único livro, aprender a ler, escrever e conhecer o mundo a partir da visualização. Este livro foi utilizado nas escolas por mais de 100 anos.
Acredito que o material didático utilizado para alfabetização propunha aprender a ler, escrever e conhecer o mundo a partir da visualização. Imagino este material como uma parte de minha realidade, pois estamos no Programa de Alfabetização
Alfa&Beto, assim como Comênio ilustrou o alfabeto, com desenhos, com frases simples, reprodução de sons e a letra respectiva ao mesmo.
Imagino que os alunos compreendiam assim a relação apresentada por Comênio e tinham mais facilidade em aprender: visualizando, ouvindo e memorizando.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, interessante essa tua postagem. Trazes o pensamento do autor e a forma como percebes alguns postulados na tua prática. Ainda pensando na leitura proposta por Comênio, com quais idéias desse pensador tu diverges? Abração, Sibicca