terça-feira, 12 de outubro de 2010

A escola como instituição pública - Quinto semestre

A educação no Brasil ainda é muito desigual. Constata-se que houve um aumento na escolarização em todos os níveis de ensino, mas a situação real da educação é marcada por fortes contradições, que levam frequentemente à existência de grandes lacunas entre o discurso político que sustentam e as práticas efetivas.
As políticas educacionais redefinem o papel do Estado, que podemos entender como um contrato social. O Estado apenas repassa parte do financiamento, e avalia, pois as políticas atuais tem a avaliação como indutora da qualidade. Quanto à avaliação como indicativo da qualidade, é uma inversão ao objetivo das avaliações institucionais, que deveriam ser diagnósticas, dando base para a elaboração de políticas e acaba por ser meritocrática, culpando as escolas e mais especificamente os professores pelo sucesso ou fracasso escolar.
O sistema público, na buscar um padrão externo de qualidade, acaba procurando a parceria com instituições privadas, como é o caso do Instituto Ayrton Senna, o qual a rede municipal de Sapiranga já integrou. A rede estadual está proporcionando às escolas o Projeto Piloto para Alfabetização. As instituições envolvidas na parceria são: Instituto Ayrton Senna (SP), Geempa (RS) e Instituto Alfa e Beto (MG). Os três programas de intervenção pedagógica tem como foco a alfabetização, visando à construção da matriz de competências e habilidades cognitivas em leitura, escrita e matemática, de forma a assegurar sua alfabetização em, no máximo, dois anos letivos, ou seja, no primeiro e segundo anos do ensino fundamental de nove anos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rose!! E em que semestre/eixo encontraste referências para te ajudar a pensar sobre essa temática? Abração!!