O ciclo de vida não pode parar, no entanto temos de nos conscientizar de que devemos respeitar as Leis da Natureza. Os ciclos naturais de vida são uma necessidade a todo tipo devida existente no Planeta Terra, portanto temos que conscientizar nossos alunos para que entendam que interromper as etapas de um ciclo pode comprometer a diversidade da vida.
Conforme Morim, ”as intervenções humanas ignoravam e ainda ignoram a profundidade das variações ecológicas que elas produzem. Colhemos agora as conseqüências dos desequilíbrios por nós provocados, o que nos mostra o quanto não podemos escapar da natureza, o quanto nos tornamos cada vez mais coagidos pelo meio ambiente à medida que buscamos dominá-lo. É justamente a crise ecológica que não nos deixa esquecer nossa eco-determinação. Como reação, desenvolvemos tecnologias que buscam controlar e/ou minimizar essa crise. No entanto, essas tecnologias “envolvem-nos assim cada vez mais na tecnosfera e aprisionam-nos mais na lógica das máquinas artificiais. Encerramo-nos numa corrida infernal entre a degradação ecológica que por sua vez nos degrada e as soluções tecnológicas que tratam os efeitos destes males, desenvolvendo-lhes as causas.”(idem, p. 73).”
Aí que entramos como educadores, em que envolveremos nossos alunos para a conscientização a e preservação ambiental, para no futuro termos uma geração mais responsável, preocupada em criar possibilidades de uma educação “ecologizada”, transformar as relações entre os seres humanos e destes com a natureza e, com isso, possibilitar a construção de um novo mundo mais justo e sustentado.
É fundamental ressaltar que o estudo sobre os ciclos de vida é uma oportunidade para reflexão sobre noções de tempo e de desenvolvimento (mudança ou transformação). A observação do tempo permite que as crianças compreendam o tempo como algo que se renova continuamente por meio das etapas de nascimento, crescimento e morte. O tempo revela, assim, o início e o esgotamento dos acontecimentos, o eterno recomeço das coisas da natureza. Esse é o chamado tempo cíclico, diferente do tempo cronológico que rege a vida das pessoas em nossa sociedade, em meio a medidas e ritmos criados pelos homens em função de seus interesses e valores. A reflexão sobre o tempo cíclico possibilita conhecer e explicar os impasses e conseqüências das interferências humanas na natureza, principalmente quando envolvem degradação e destruição dos ambientes.
É fundamental ressaltar que o estudo sobre os ciclos de vida é uma oportunidade para reflexão sobre noções de tempo e de desenvolvimento (mudança ou transformação). A observação do tempo permite que as crianças compreendam o tempo como algo que se renova continuamente por meio das etapas de nascimento, crescimento e morte. O tempo revela, assim, o início e o esgotamento dos acontecimentos, o eterno recomeço das coisas da natureza. Esse é o chamado tempo cíclico, diferente do tempo cronológico que rege a vida das pessoas em nossa sociedade, em meio a medidas e ritmos criados pelos homens em função de seus interesses e valores. A reflexão sobre o tempo cíclico possibilita conhecer e explicar os impasses e conseqüências das interferências humanas na natureza, principalmente quando envolvem degradação e destruição dos ambientes.
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