O trabalho com as quatro operações no primeiro ano é voltado ao concreto, mesmo que alguns alunos já são capazes de abstrações, mas, no entanto temos que envolvê-los com atividades concretas para não criar interrogações em suas mentes.
Gostei muito do trecho citado no Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática, página 31:
"O professor, portanto, deve possibilitar a vivência dessas experiências ou, em outras palavras, deve permitir que as ações dos alunos desencadeiem suas generalizações; deve possibilitar e permitir que o aluno seja agente na construção de seu próprio conhecimento – agente no sentido de agir, participar, envolver-se, etc. para aprender. Assim, os professores agem como organizadores, consultores, mediadores, controladores, incentivadores de aprendizagens."
"O professor, portanto, deve possibilitar a vivência dessas experiências ou, em outras palavras, deve permitir que as ações dos alunos desencadeiem suas generalizações; deve possibilitar e permitir que o aluno seja agente na construção de seu próprio conhecimento – agente no sentido de agir, participar, envolver-se, etc. para aprender. Assim, os professores agem como organizadores, consultores, mediadores, controladores, incentivadores de aprendizagens."
... pois acredito que nós professores aguçamos a curiosidade de nossos alunos, portanto lançar desafios é o máximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário