domingo, 22 de junho de 2008

Sombras...

Quando brincamos com as figuras, projetando sombras variadas, em que perceberam que indiferentemente à cor da figura a sombra projeta-se da mesma forma. Em seguida conversamos sobre a necessidade de haver luz para que haja sombra. Já o segundo questionamento “sombra é o mesmo que escuro?”, fora muito complexo, pois os alunos não têm tamanha consciência de que quando é escuro, para nós, a Terra tenha girado em seu próprio eixo, deixando-nos à sombra. Neste momento questionei os alunos sobre qual figura tinha cor se era a branca ou a preta, prontamente responderam-me que era a preta, “pois o branco do lápis de cor não pinta”, veja a associação que levantaram. Então lhes perguntei se eu usasse o vermelho para pintar as figuras branca e preta, em qual eu conseguiria ver a cor vermelha pintada, então responderam que seria na figura branca, assim consegui fazê-los entender que há cor no branco e ausência de cor no preto.
No terceiro questionamento, em relação às atividades diárias, os alunos disseram que durante o tempo claro podem jogar bola, olhar o que lhes rodeia, brincar, andar de bicicleta,... Já no escuro, deve-se dormir ou realizar atividades como ir à igreja, assistir novelas, percebe-se nas atividades citadas, as atividades que habitualmente realizam a noite.
Os alunos citaram exemplos de fenômenos que podem ver. No claro, citaram as flores e as borboletas, os animais, a presença do sol, das nuvens, do céu azul ou das chuvas. No escuro, citaram a presença de estrelas, da lua, de animais que só saem à noite, como o morcego.
O quinto questionamento, referente à importância da sombra na natureza, não fora de grande sucesso com os alunos, pois aos seus pontos de vista, a sombra serve unicamente para descanso e fuga do sol.
No sexto questionamento, os alunos responderam que a sombra de uma arvore altera-se durante o dia, conforme a posição do sol, pois a sombra fica para o lado em que há menos luz.
Assim para a definição de sombra os alunos disseram que é refletida onde há falta ou ausência de luz. Por exemplo, um aluno parado diante do sol, é um obstáculo para a luz, formando a sombra atrás de si.

Nenhum comentário: