Nossa memória é uma fonte de pesquisa, nesta o tempo e o espaço estão inseridos, em que relacionamos os diferentes períodos históricos , identificamos as mudanças e as permanências que ocorrem em um determinado tempo e espaço.
Na prática docente, na qual sempre trabalhei com alunos de seis e sete anos, primeiro e segundo anos, procurei sempre partir do tempo e do espaço do aluno. O tempo, a partir do eu e da família, ou seja a história que envolve o aluno. O espaço, a partir da casa, da sala de aula e da escola, que são espaços de convívio do aluno.
O planejamento deve ser flexível, a fim de contemplar aprendizagens e construir competências, passo a passo, a partir dos saberes dos alunos, pois a base da aprendizagem está na história dos mesmos.
A relação professora X alunos X Estudos Sociais, torna-se prazerosa, quando partimos das vivências dos alunos para a compreensão de seu tempo e espaço, por meio de diversas atividades relacionadas ao projeto em questão, construímos a aprendizagem que se dá a partir de desafios, onde a professora age como mediadora e incentivadora, instigando os alunos para o sonho, o desejo de aprender, em que joga o olhar para frente, para ações que se imaginam necessárias, ao vislumbrar situações que precisam ser transformadas para termos no futuro cidadãos críticos e ativos em seu meio social.
Na prática docente, na qual sempre trabalhei com alunos de seis e sete anos, primeiro e segundo anos, procurei sempre partir do tempo e do espaço do aluno. O tempo, a partir do eu e da família, ou seja a história que envolve o aluno. O espaço, a partir da casa, da sala de aula e da escola, que são espaços de convívio do aluno.
O planejamento deve ser flexível, a fim de contemplar aprendizagens e construir competências, passo a passo, a partir dos saberes dos alunos, pois a base da aprendizagem está na história dos mesmos.
A relação professora X alunos X Estudos Sociais, torna-se prazerosa, quando partimos das vivências dos alunos para a compreensão de seu tempo e espaço, por meio de diversas atividades relacionadas ao projeto em questão, construímos a aprendizagem que se dá a partir de desafios, onde a professora age como mediadora e incentivadora, instigando os alunos para o sonho, o desejo de aprender, em que joga o olhar para frente, para ações que se imaginam necessárias, ao vislumbrar situações que precisam ser transformadas para termos no futuro cidadãos críticos e ativos em seu meio social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário