A família é o primeiro grupo social em que a criança interage, portanto esta é freqüentemente lembrada, assim como viver em grupo, para uma criança, significa sua própria socialização, a sua entrada no mundo, passando por socializações que lhe permitirão ver continuada a vida social, transmitindo às novas gerações a sua herança cultural.
A partir da convivência familiar a criança passa a estabelecer novos comportamentos básicos para sua vida em sociedade, assimilando os costumes, normas e valores, sua entrada na escola e em pequenas comunidades possibilita estabelecer a mediação entre os indivíduos e os grupos maiores, no entanto é no grupo que aprenderá a viver socialmente e se tornar autônoma, capaz de compreender a sociedade, bem como agir conscientemente para sua transformação.
A compreensão dos conceitos de grupo, comunidade e classe social é um processo de construção que se inicia já no primeiro ano, pois a partir do projeto da família pode-se dar bases para que a criança identifique os grupos em que vive e convive, como também analisar aspectos como: quem participa dos grupos, o que faz o grupo, suas finalidades, objetivos e atividades e o tipo de relações que se estabelecem entre as pessoas.
Com a gradativa análise dos diversos grupos em que a criança interage, irá percebendo a diversidade de interesses nos grupos e como também há relações contraditórias, pois o que um gosta ou ache importante para o outro pode ser insignificante.
No trabalho com grupos sociais também deve-se ter atenção especial no trato à diversidade de raças e culturas, bem como o respeito às diferenças fará com que a criança aprenda a encarar naturalmente as diferenças culturais sem preconceito e discriminação, tanto cultural, como social ou racial.
A partir da convivência familiar a criança passa a estabelecer novos comportamentos básicos para sua vida em sociedade, assimilando os costumes, normas e valores, sua entrada na escola e em pequenas comunidades possibilita estabelecer a mediação entre os indivíduos e os grupos maiores, no entanto é no grupo que aprenderá a viver socialmente e se tornar autônoma, capaz de compreender a sociedade, bem como agir conscientemente para sua transformação.
A compreensão dos conceitos de grupo, comunidade e classe social é um processo de construção que se inicia já no primeiro ano, pois a partir do projeto da família pode-se dar bases para que a criança identifique os grupos em que vive e convive, como também analisar aspectos como: quem participa dos grupos, o que faz o grupo, suas finalidades, objetivos e atividades e o tipo de relações que se estabelecem entre as pessoas.
Com a gradativa análise dos diversos grupos em que a criança interage, irá percebendo a diversidade de interesses nos grupos e como também há relações contraditórias, pois o que um gosta ou ache importante para o outro pode ser insignificante.
No trabalho com grupos sociais também deve-se ter atenção especial no trato à diversidade de raças e culturas, bem como o respeito às diferenças fará com que a criança aprenda a encarar naturalmente as diferenças culturais sem preconceito e discriminação, tanto cultural, como social ou racial.
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