Lendo texto de Arlete B. Miranda, ressalto o trecho em que cita:
"Reconhecemos que trabalhar com classes heterogêneas que acolhem todas as diferenças traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças deficientes e também as não deficientes, na medida em que estas têm a oportunidade de vivenciar a importância do valor da troca e da cooperação nas interações humanas. Portanto, para que as diferenças sejam respeitadas e se aprenda a viver na diversidade, é necessário uma nova concepção de escola, de aluno, de ensinar e de aprender."
"Reconhecemos que trabalhar com classes heterogêneas que acolhem todas as diferenças traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças deficientes e também as não deficientes, na medida em que estas têm a oportunidade de vivenciar a importância do valor da troca e da cooperação nas interações humanas. Portanto, para que as diferenças sejam respeitadas e se aprenda a viver na diversidade, é necessário uma nova concepção de escola, de aluno, de ensinar e de aprender."
Eu, particularmente, aceito a diversidade, mas me sinto despreparada para ensinar, sei que tenho muito que aprender, mas é necessário que ocorram transformações estruturais no sistema educacional para que se efetive a Inclusão. Abaixo seguem reflexões muito pertinentes de uma professora em um encontro do Sínodo Vale do Taquari um Seminário que reuniu 56 pessoas para falar de Inclusão e Solidariedade:
"Por que demoram em tirar obstáculos ou criar estratégias de inclusão para uma sociedade melhor?
Para que e para quem estamos transferindo nossa responsabilidade?
Temos medo do que nos espera? Quem nos dá a garantia de nossa própria locomoção, visão, audição não estar comprometida no amanhã?
Será que não nos damos conta de que a partir de mudanças todos sairão beneficiados?
E eu, como professora, continuarei partindo do princípio de que todos são iguais?
Valorizar e respeitar as diferenças dos alunos ou agir em prol da valorização da vida como um todo?Mais uma vez me dei conta de que, enquanto eu não assumir esta responsabilidade para com o próximo, e ficar na posição de “queixa”, estarei reforçando a exclusão e com ela a injustiça!A mim parece que “deficientes” somos nós, que ainda não sabemos lidar com as diferenças!!!!Agradeço a oportunidade de ter participado destas reflexões, acrescentaram, aperfeiçoaram e reforçaram meus valores de vida!"
Será que não nos damos conta de que a partir de mudanças todos sairão beneficiados?
E eu, como professora, continuarei partindo do princípio de que todos são iguais?
Valorizar e respeitar as diferenças dos alunos ou agir em prol da valorização da vida como um todo?Mais uma vez me dei conta de que, enquanto eu não assumir esta responsabilidade para com o próximo, e ficar na posição de “queixa”, estarei reforçando a exclusão e com ela a injustiça!A mim parece que “deficientes” somos nós, que ainda não sabemos lidar com as diferenças!!!!Agradeço a oportunidade de ter participado destas reflexões, acrescentaram, aperfeiçoaram e reforçaram meus valores de vida!"
Realmente enquanto falarmos em incluir estaremos excluindo...
Um comentário:
Oi Roseli, ótima essa tua postagem! Além de destacar teu posicionamento sobre a diversidade, trazes fragmentos do texto para balizar teus argumentos. Abração, Sibicca
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