Muitas vezes os processos de ensino e de aprendizagem são usados como sinônimos, no entanto depende da teoria que estiver embasando a nossa prática pedagógica. A abordagem teórica que trabalharemos neste semestre entende a aprendizagem e o ensino como processos distintos. Desta forma descrevo o processo de aprendizagem construído no semestre passado, na interdisciplina Seminário Integrador V, deste curso de Pedagogia, iniciamos uma caminhada, uma nova etapa para a construção de conhecimento, os projetos de aprendizagem.
A estruturação do projeto deu-se partir de questões selecionadas e discutidas na aula presencial ao início do quinto semestre, em que passamos a interagir para a idealização de um Projeto de Aprendizagem. O projeto fora desenvolvido em grupo, para o qual tivemos que definir, em etapa inicial, a questão de investigação, que seria norteadora do projeto, a questão para qual teríamos que investigar a resposta.
A estruturação de certezas provisórias e dúvidas temporárias, onde eram levados em consideração nossos conhecimentos prévios referentes à questão de investigação. Fora uma fase de discussões e definições, pois esta etapa nos parecia bem complexa. O debate entre o grupo era necessário para produzir uma construção que contemplasse o interesse do grupo, nas proximidades das perguntas iniciais, dado que escolhemos esta pergunta, o por quê pensamos que esta era uma boa pergunta para investigar.
Quando somos desafiados, questionados, desenvolvemos competências para formular e solucionar problemas. Usamos como estratégia as certezas provisórias e as dúvidas temporárias.
Quando somos desafiados, questionados, desenvolvemos competências para formular e solucionar problemas. Usamos como estratégia as certezas provisórias e as dúvidas temporárias.
Posso destacar que o trabalho com Projeto de Aprendizagens, é um grande desafio. Acredito que o maior aprendizado fora de compartilhar dúvidas, certezas, angústias, erros e acertos no trabalho em grupo.
A construção da aprendizagem se dá por meio das descobertas divididas, onde definir, ceder, questionar, esclarecer,..., foram ações voltadas para aprimorar o conhecimento que tínhamos com relação ao tema escolhido.
O trabalho prático na metodologia de projetos de aprendizagem, na busca da solução de problemas e o desenvolvimento um processo de construção de aprendizagem, permitindo-nos ser autores do nosso próprio conhecimento, trouxe-nos grandes desafios, pois um projeto vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular.
O trabalho prático na metodologia de projetos de aprendizagem, na busca da solução de problemas e o desenvolvimento um processo de construção de aprendizagem, permitindo-nos ser autores do nosso próprio conhecimento, trouxe-nos grandes desafios, pois um projeto vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular.
Pensar um projeto de aprendizagem hoje, mostra que desenvolvemos a inteligência e construímos novos conhecimentos em situações de confronto, de descentração de nosso ponto de vista, de intensa cooperação, de momentos em que nos colocamos em "xeque", pela desestruturação e reestruturação de argumentos e de posições, auxiliados pelas questões colocadas por outros, onde somos questionados e levados a pensar de modo a investigar tanto as dúvidas e as certezas.
Nesta metodologia a aprendizagem, onde o professor é tão aprendiz quanto os alunos, não funciona apenas cognitivamente, por isso, em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto. Conforme citação de Fernando Becker:
Nesta metodologia a aprendizagem, onde o professor é tão aprendiz quanto os alunos, não funciona apenas cognitivamente, por isso, em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto. Conforme citação de Fernando Becker:
"Construtivismo é uma concepção nova que se forma por uma convergência de grandes pensadores e que recebe uma configuração definitiva na Psicologia e na Epistemologia Genéticas de Piaget."
"Significa, fundamentalmente, que o conhecimento não surge no ser humano por força da hereditariedade, por mais importante e imprescindível que ela seja; não aparece por força apenas da experiência (que termo polissêmico!), isso é, da pressão do meio sobre o sujeito; surge, isto sim, de um longo e trabalhoso processo de construção que haure sua substância das ações do sujeito: ações sensório-motoras, ações simbólicas (fala, imitação diferida, brinquedo simbólico, imagem mental), ações interiorizadas em sistemas cada vez mais complexos que coordenam as ações externas, limitadas primeiramente pela concretude das operações construídas pelo sujeito, expandindo-se depois pelas ilimitadas possibilidades das operações formais que constituem as condições da criação artística, científica, ética e estética."
Um comentário:
Oi Roseli, muito bem articulada essa tua escrita! Trazes aspectos importantes das tuas aprendizagens com o trabalho com projetos linkando elas com aspectos teóricos. Te sugiro apenas que possas destacar qual foi tua principal aprendizagem com a realização dessa atividade, pois assim podes refletir não apenas nos conhecimentos mobilizados para realizá-las, mas sim os conhecimentos que podes construir a partir dela. Abração, Sibicca
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