terça-feira, 28 de abril de 2009

Estádio pré-operatório

Esse período vai, em média, até mais ou menos os sete anos de idade. Representa o pré-operacional, o início da linguagem, da função simbólica e, assim, do pensamento ou representação. Mas, no nível do pensamento representativo, há agora uma reconstrução de tudo o que foi desenvolvido no nível sensório-motor. Isto é, as ações sensório-motoras não são imediatamente transformadas em operações.
Durante todo este segundo período de representações pré-operacionais ainda não há conservação, que é o critério psicológico da presença de operações reversíveis. Existem “representações da realidade”, por exemplo, se colocarmos o líquido de um copo em um outro de formato diferente, a criança em fase pré-operacional pensará que há mais em um do que em outro. Na ausência da reversibilidade não há conservação da quantidade.
A criança em fase pré-operatória é marcada pelo egocentrismo já que, em função da ausência de um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação, há muitas assimilações deformantes da realidade ao eu, sem uma acomodação completa. Logo, o pensamento da criança pré-operatória é egocêntrico, o que significa que não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a um determinado tema.

Nenhum comentário: