terça-feira, 28 de abril de 2009

Estádio operatório concreto

Neste estágio aparecem as primeiras operações concretas devido ao fato de que elas operam com objetos, e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente. A construção da capacidade de reversibilidade do pensamento assinala o ingresso nas operações concretas. A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real. Várias modificações podem ser observadas nas condutas, por exemplo, o sujeito: [...] torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los. [...] As discussões tornam-se possíveis, porque comportam compreensão a respeito dos pontos de vista do adversário e procura de justificativas ou provas para a afirmação própria. As explicações mútuas entre crianças se desenvolvem no plano do pensamento e não somente no da ação material (PIAGET, 1986, p.43).
Neste período, são construídas as operações lógicas de classificação e seriação, ordenamento, peso e volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume espacial e conceito e idéia de número, operações espaciais e temporais e todas as operações fundamentais da lógica elementar de classes e relações.

Nenhum comentário: