O trabalho realizado com base na diversidade em sala de aula trata questões delicadas voltadas a etnias, raças, origens, diferenças e semelhanças. Desta forma procurei explorar mais aspectos da identidade, na construção do respeito à diversidade. A identidade evidencia diferenças nos grupos humanos conscientizando para as diferenças e os contrastes com outros, pois o aluno está em formação física, cognitiva e moral.
O desenvolvimento das atividades fora realizado com alunos do primeiro ano, no entanto conforme citei no fórum estes não tem preconceitos ou se o fazem, quando questionados, consegue-se contornar a situação. No entanto percebo que com o passar do tempo o preconceito renasce nestas crianças pois está incutido nas famílias, nos grupos de relacionamento e na mídia. Talvez pensar a diversidade, em sala de aula, seja um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminações ligadas às raças, gêneros, deficiências , idades e culturas, constituindo assim uma nova ideia para sociedade como a nossa que é composta por diversas etnias, nas quais as marcas de identidade, como cor da pele, modos de falar, diversidade religiosa, fazem a diferença em nossa sociedade.
Nós, professores, temos a obrigação de perceber as diferenças étnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana. Assim, a intervenção pedagógica poderá contribuir para que ela venha conviver nesta sociedade, de múltiplas configurações de forma a compreender essas diferenças e como são produzidas na sociedade.
O desenvolvimento das atividades fora realizado com alunos do primeiro ano, no entanto conforme citei no fórum estes não tem preconceitos ou se o fazem, quando questionados, consegue-se contornar a situação. No entanto percebo que com o passar do tempo o preconceito renasce nestas crianças pois está incutido nas famílias, nos grupos de relacionamento e na mídia. Talvez pensar a diversidade, em sala de aula, seja um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminações ligadas às raças, gêneros, deficiências , idades e culturas, constituindo assim uma nova ideia para sociedade como a nossa que é composta por diversas etnias, nas quais as marcas de identidade, como cor da pele, modos de falar, diversidade religiosa, fazem a diferença em nossa sociedade.
Nós, professores, temos a obrigação de perceber as diferenças étnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana. Assim, a intervenção pedagógica poderá contribuir para que ela venha conviver nesta sociedade, de múltiplas configurações de forma a compreender essas diferenças e como são produzidas na sociedade.
Um comentário:
Oi Roseli, essa postagem também está ótima! Mencionas o fórum nessa tua postagem. Seria interessante inserir um link para ele? Assim, estaria agregando evidências à tua postagem. Abração, Sibicca
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